Para arrecadar dinheiro de campanha, Pedro Taques PDT ‘leiloa’ vagas de senador e vice na chapa da oposição em MT

Da Redação - Ronaldo Pacheco

Para arrecadar dinheiro de campanha, Taques ‘leiloa’ vagas de senador e vice na chapa da oposição em MT
Distante dos principais financiadores de sua vitoriosa batalha eleitoral de 2010, o senador José Pedro Taques, pré-candidato ao governo de Mato Grosso pelo PDT, encontrou uma forma inusitada de arrecadar fundos para sua campanha deste ano: colocar num  “leilão interno” os cargos de senador e vice-governador, na chapa majoritária da oposição. A vaga ao Senado já foi arrematada pelo pecuarista e senador Jayme Campos (DEM), que busca a reeleição e há décadas possui larga experiência em leilões de gado.


Sem dinheiro próprio para financiar sua campanha, a reportagem do Olhar Direto apurou que Taques pretende arrecadar R$ 15 milhões do candidato a senador e outros R$ 10 milhões do postulante vice-governador. Ele lançou o ‘leilão’ na última reunião dos aliados.

Quem não tiver dinheiro para ‘comprar’ a vaga na chapa majoritária do candidato do PDT, apontado como favorito ao Palácio Paiaguás, nas pesquisas opinião pública sobre tendência do eleitorado, se vê obrigado a buscar outro cargo para concorrer.

Um exemplo é a ex-senadora Serys Slhessarenko (PTB), segunda colocada na maioria das aferições dos institutos de pesquisa. Diane da força econômica de Jayme, Serys Slhessarenko foi ‘rifada’ do processo e terá de ficar fora do pleito eleitoral ou então disputar outro cargo.

Já a vaga de vice-governador ainda não teve o martelo batido, mas está praticamente em mãos do empresário rural Carlos Fávaro, presidente licenciado da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja). O afastamento do ‘rei da soja’ Eraí Maggi Scheffer da disputa, abriu caminho para Carlos Fávaro.

O presidente regional do PPS, prefeito Percival Muniz, de Rondonópolis, negou que haja ‘leilão’, mas confirmou que, na reunião, Pedro Taques avisou que não tinha dinheiro para a campanha e pediu ajuda aos aliados. “Eu não fiquei até o final da reunião. Mas estava na hora em que ele [Taques] comunicou que não tinha dinheiro para bancar campanha”, explicou Muniz, por telefone, para a reportagem do Olhar Direto.

Outro presente à reunião dos partidos de oposição, deputado federal Nilson Leitão, presidente do PSDB, não quis falar sobre o tema. “Cada um responde por seus atos”, resumiu Leitão.

Com a decisão de ‘vender’ as vagas na chapa majoritária, Pedro Taques deixou de fora os aliados de primeira hora do PDT, como o PSB, o PPS e o PV, fundamentais na sua campanha de 2010.

Outro lado
Pedro Taques, apesar das várias tentativas, não retornou às ligações da reportagem do Olhar Direto. 
O candidato da oposição estaria fazendo um giro pelos municípios. nesta quarta-feira (11/06), esteve em Sinop para buscar seguidores e fez duras críticas ao governador Silval Barbosa (PMDB).

O encontro foi o primeiro da aliança após o senador Jayme Campos ‘adquirir’ sua vaga na chapa majoritária, como candidato à reeleição. Representantes de todos os partidos do arco de aliança que deve ser oficializado em torno da candidatura de Pedro Taques ao governo estiveram presentes e manifestaram apoio às candidaturas.

“O que estamos defendendo é mudança. Renovação não apenas do grupo político, mas de prática. Precisamos de um governante que não roube, não deixe roubar e prenda quem roube. Mas acima de tudo, que seja um estado que seja mais justo com os cidadãos”, disse o senador, conforme release da sua assessoria. Fazem parte do arco de aliança oposicionista: PDT, PPS, PSB, PP, PSDB, DEM, PTB, SDD, PV, PRP, PSC, PSDC e PRB.

Carlos Fávaro participou do evento de Sinop e afiançou que os progressistas caminharão com Pedro Taques para o pleito deste ano, não importando o nome que seja escolhido para compor a chapa.

“O que estamos defendendo é mudança. Renovação não apenas do grupo político, mas de prática. Precisamos de um governante que não roube, não deixe roubar e prenda quem roube. Mas acima de tudo, que seja um Estado que seja mais justo com os cidadãos”, afirmou o senador do PDT, através de release enviado pela assessoria.

A comitiva visitou empresas, hospitais públicos e realizou um encontro suprapartidário no Sindicato dos Madeireiros (Sindusmad), com prefeitos, vereadores e líderes políticos de toda a região.
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Para_arrecadar_dinheiro_de_campanha_Taques_leiloa_vagas_de_senador_e_vice_na_chapa_da_oposicao_em_MT&edt=33&id=368055